Esse é um dia que deve ser celebrado sempre e não apenas uma vez no ano. E mãe não é apenas aquela pessoa que engravida e tem um filho, muito mais é aquela que cuida, que dá carinho, atenção e amor. Que se preocupa na formação e futuro da pessoa, às vezes até mais do que o seu próprio. Embora saiba que muitas vezes o futuro dela é tão importante quanto o dos filhos, a doação é maior, irracional em alguns momentos espontâneos e na maioria é gratuito, de coração, procura ser sempre. Pelo menos quando se fala de sentimento de mãe não tem como ser de outra forma.

Mesmo que seja instintos primitivos e biológicos, ele ultrapassa essas ligações, ele vai além do entendimento, envolve compaixão, alegrias, são preocupações, frustrações e tristezas momentâneas e interconectados. Cada pessoa segue o seu caminho, mas é fortemente influenciado por suas experiências: família, amigos, escola, sociedade, cultura.

Podem ser diferentes em muitos pontos, mas como o ditado diz: “mãe só muda de endereço”. Não existe cuidado, atenção e carinho verdadeiro sem amor, compaixão e preocupações. Ou melhor, esses componentes estão entrelaçados e são dependentes um do outro, pois fazem parte da vida e de todos nós. O que muda é a intensidade e a forma de expressar (ou não) esses sentimentos.

Mãe é a base de muita coisa, fundamentais em muitos aspectos e mesmo que existam desacordos e desavenças ao longo do caminho, existe um aprendizado. Dizem que as pessoas cortam o cordão umbilical duas vezes, uma quando nascem e outra quando elas próprias viram “donas” de suas vidas. Um cordão físico de carne e outro, muito maior, sentimental e emocional, muitas vezes pior de ser “cortado”, talvez impossível de ser, muitas vezes apenas alargado.

Qual a pessoa, independente da idade não gosta de um colo, de um carinho de um afeto, mesmo que seja através de palavras?

Muitas pessoas confundem e trocam a mãe por outra figura, principalmente o papel da namorada/esposa, às vezes toma atitudes que lembram à da sua mãe, alguns psicanalistas até afirmam que é essa pessoa que procuramos, um substituto para nossos pais. Não sei que ponto isso é verdade ou tem relações mais subjetivas e profundas e o percentual que vai procurar o oposto dos pais, mas são sentimentos, experiências e conexões que estão marcados e influenciam nossa formação, mesmo nas ausências.

Nossos pais, em geral, são nossos primeiros heróis, são nossas fortalezas, nossos protetores e guardiões. Quem dera que não se esquecessem isso nunca, nem os pais, nem os filhos. Podem mudar as relações, as estruturas básicas: de cuidadores, para formadores, para consultores e enfim preocupados, sempre. Os sentimentos básicos dificilmente será mudado: o amor, o carinho, o respeito (mesmo que nem sempre). E o cuidado que os pais tiveram com os filhos, nem sempre é retribuído com o mesmo carinho, merecimento e igualdade. Isso nem sempre é ruim e, na maior parte não é esperado. Acho que nem deve, evita frustrações em alguns casos.

E, querendo ou não, muitos pais ficam (e deveriam ficar) felizes com o sucesso dos filhos, pois fazem parte dessas conquistas, mesmo que alguns filhos e até pais não reconheçam isso. Não necessariamente se beneficiam com as conquistas, em casos que envolvem mesquinhez, distração ou insuficiências. Mas isso não é desculpa para não ter carinho, respeito e gratidão.

Enfim, nesse Dia das Mães eu agradeço a todas as mães do mundo pelos filhos que estão a cuidar, tomara que alguns com mais juízo que outros, mas isso também não depende só da mãe. Mesmo que todas as preocupações e culpas, passem pela cabeça delas. As pessoas tem livre-arbitrio e por mais que possam ter amor, não parece ser suficiente. Pelo menos, não para elas, pobres sofredoras. Eu quero agradecer, especialmente à minha mãe que com certeza teve diversas preocupações e frustrações comigo, e até hoje deve ter e vai ter durante muito tempo. Mas quero dizer que ela fez tudo o que podia, às vezes, até mais. Tudo pelo que ela achou que fosse para o meu bem. E, por isso, por esse sentimento e por esse amor eu agradeço.

E algumas palavras para você mãe: